Para entender a reflexão que segue abaixo é necessária a leitura do texto da Folha de São Paulo.
"Se nada mudar, eu não terei como pagar em setembro a conta de luz e o salário dos funcionários terceirizados", disse à reportagem o diretor do CBPF, Ronald Shellard. "
CBPF: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas é, para a maioria de vocês que não sabe, um dos centros mais prestigiados de Física da América. E ele corre o risco de fechar.
"A situação é a mesma no Museu Emílio Goeldi, em Belém (PA), instituição criada há 150 anos. "Com os atuais recursos, nós não conseguiremos chegar até o final do ano", afirma Nilson Gabas, diretor do museu de história natural. "
Um museu de história natural de 150 anos, localizado em Belém, corre o risco de fechar. E isso é grave, sabe por que? Porque este museu tem como propósito o estudo da Amazônia e sua inimaginável e incomensurável diversidade. E isso, por mais que muita gente ache que não, é absolutamente importante à humanidade.
"O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos (SP), cortou todos os investimentos e deve adiar o lançamento do novo satélite de monitoramento da Amazônia, mas conseguirá aguentar até o final do ano, segundo seu diretor, Ricardo Galvão. "
O governo prometeu R$ 6 bilhões ao MCTIC, porcaria de ministério que não deveria ter COMUNICAÇÃO misturada à CIÊNCIA e TECNOLOGIA. Desse montante de dinheiro, que sinceramente é pouco, foram cortados 44%. Sobrou praticamente nada para um país gigantesco, cheio de potencial científico e tecnológico. Mas não adianta ter potencial, se essa "energia" não se tornar cinética, e pôr o país para frente, em movimento. E para isso falta DINHEIRO. INVESTIMENTO. A Ciência, que deveria ter o mais alto prestígio e o mais alto investimento, está deixada de lado. São pesquisas que vão desde a astrofísica até a área médica que estão sendo deixadas de lado. São estudos fundamentais ao país e, até mesmo, à qualidade de vida da população brasileira que estão sendo jogados no lixo.
Nossos representantes estão sujos até o último fio de cabelo, ninguém tem credibilidade para nada. Um presidente corrupto, câmara, senado e, inclusive, tribunais lotados de "autoridades" absolutamente corruptas, as quais prestam desserviços a nós, povo brasileiro, cientistas. Eu estou, sinceramente, preocupado com a situação científica do país. O sucateio da ciência é um tiro no coração de um país que carece de qualquer tipo de serviço de qualidade, em especial, a educação. Às vezes, não tenho esperança de que as coisas serão melhores. E não terminarei esta reflexão com um pensamento positivo. Porque os prognósticos são péssimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário