sábado, 27 de março de 2021

Pandemia - um desabafo

Escrevo estas singelas linhas após 3 anos para dizer que MUITA coisa aconteceu até aqui em minha vida. Que loucura. Neste meio tempo, realizei talvez um dos maiores sonhos da minha vida: doutorado sanduíche no Instituto Max Planck de Química de Mainz, Alemanha. Lá trabalhei de Outubro de 2019 a Outubro de 2020. Ainda pretendo fazer alguma publicação a este respeito. Mas, durante o sanduíche, uma desgraça aconteceu: uma pandemia a nível global foi deflagrada. Já estamos no ano 1 da pandemia. Mesmo enquanto eu estive na Alemanha, as coisas estavam confusas e complicadas. Eu precisei fazer quarentena com meus amigos de apartamento. Infelizmente, um deles contraiu o vírus LOGO NO INÍCIO DA PANDEMIA. Imagine o desespero... mas nem eu nem meu outro amigo fomos infectados. Claro, nós tomamos cuidados absurdos, em um nível que eu nunca imaginei que fosse chegar. Usávamos máscaras N95 dentro de casa e limpávamos o flat 2 vezes ao dia com água sanitária e álcool. Foram dias terríveis. Naquele momento, março de 2020, ainda não sabíamos muito sobre o vírus. Hoje sabemos. Hoje temos inclusive algumas novas cepas circulando pela população. E pior, o Brasil tem a sua própria, ainda mais mortífera e contagiosa que a original. Isto, claro, fruto da deliberada sede de morte do governo federal. Que fez o mínimo e nem de perto o suficiente para conter a propagação da doença. Aliás, incentivou aglomerações e o retorno a uma normalidade há muito inexistente. Hoje decidi escrever esta memória aqui. Pois, se lá em 2018 sobravam esperanças de um futuro muito melhor, do qual muita coisa boa de fato eu usufruí, agora em março de 2021 falta o ânimo. Sobra o medo. E veja só, se antes a minha motivação era desenvolver um doutorado com tranquilidade e gerando sempre bons resultados e boas publicações, hoje a preocupação é terminá-lo ainda em vida. Neste momento, estou trabalhando 24h em um artigo que está em fase de revisão dos coautores e na estrutura/escrita de minha tese. Tenho a esperança de me doutorar até o meio do ano. Aliás, fui inclusive convidado pelos professores do curso de Introdução à Física Atmosférica a ser monitor da disciplina. Confesso que poucas vezes me senti tão feliz e honrado com um convite. Espero que eu consiga cumprir o que planejei para os próximos 3 meses. Se eu não conseguir ao menos isso, espero que vivo eu continue. E desejo o mesmo para todos. Só educação muda. Só ciência salva. Vacina já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário