sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Tese depositada: o sonho está próximo!

  

Como está claro como água no título desta postagem, SIM, depositei minha tese de doutorado!!! E já tenho até uma data para a defesa: dia 15 de setembro de 2021! O processo de escrita do trabalho foi mais difícil e lento do que eu previa, muito provavelmente devido ao medo de contrair COVID e também por todas as incertezas envolvidas nas análises dos dados. Parafraseando Feynman, no doutorado, as questões que nós abordamos não têm respostas imediatas ou diretas, afinal estamos na fronteira do conhecimento. E isso é particularmente verdade para a dinâmica de aerossóis atmosféricos em regiões como as da Amazônia Central, que são especiais por uma série de motivos, mas principalmente por ser a maior floresta tropical do mundo, que regula o regime de chuvas em boa parte do Brasil e de países fronteiriços.

Enfim, não é segredo para ninguém que meu sonho sempre foi conseguir cumprir o ciclo completo da vida de um Físico em formação: graduação, mestrado e doutorado. Foram muitos e muitos planos ao longo dos últimos 10 anos e meio. Na verdade, faz mais tempo: decidi que seria Físico quando eu estava na 8ª série (hoje, 9º ano) do ensino fundamental. Antes, queria ser astrônomo, mas acabei decidindo e focando na carreira de físico, e nunca mais pensei em outra coisa. E cá estou eu, 6 anos após me tornar bacharel em Física pela UFSCar, 4 anos após me tornar mestre em Física Aplicada pela USP de São Carlos, próximo à minha defesa de doutorado, na USP de São Paulo, com doutorado sanduíche no Max Planck Institut für Chemie. O sentimento, no momento, é de certa ansiedade para a defesa, pois sei que haverá muitas coisas a serem corrigidas no texto original da tese, mas principalmente, de gratidão a muitas e muitas pessoas (família, minha companheira incrível, amigos e colegas de trabalho) que foram o esteio para este momento.

 Eu não poderia deixar passar batido um momento tão especial para mim, e que reforça ainda mais o texto que escrevi em setembro de 2017: Mudança... ah! sua maldita e, ao mesmo tempo, maravilhosa necessidade! Sim, eu mudei. De cidade e de área de estudo. E a mudança não foi sentida apenas nesses âmbitos. Como pessoa, profissional e cientista, sou certamente muito diferente. Os ventos da mudança me direcionaram para um rumo que jamais imaginaria. Novamente, o sentimento é o de gratidão. Ah, gostaria de dizer que escrevi minha tese em inglês. Quem me conhece sabe que este foi um desafio enorme na minha vida. Pois é, quem diria que aquele "Marco Aurélio" que antes tinha tanta dificuldade com a língua fosse ser capaz de, não apenas se comunicar com tranquilidade, mas de escrever uma tese de doutorado no idioma. Não há vitória sem muita luta.

 Título de minha tese de doutorado: Vertical transport, growth processes, and aerosol
characterization in Amazonia

Data: 15/09/2021, às 14h (tempo local em São Paulo).

A defesa será online. 

Abaixo uma foto da torre ATTO, na Amazônia Central, local onde os dados do meu trabalho foram coletados, que eu tirei em uma de minhas idas ao sítio.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário